Datas: de Estação Agrária/Avisos:
Texto:
21-05-2018
VINHA, Míldio:Já foram observadas as primeiras manchas de míldio. As chuvas previstas irão encontrar a vinha no limite da proteção conferida pelo último tratamento, podendo dar origem a novas infeções. MACIEIRA, Pedrado: Devido às condições meteorológicas e face ao elevado risco da ocorrência de infeções primárias e secundárias, recomendamos a proteção do seu pomar.
07-05-2018
VINHA, Míldio: As trovoadas registadas, nalguns locais da região, provocaram precipitação superior a 10 mm. Esta condição, associada à fenologia da vinha (...) e temperatura mínima igual ou superior a 10ºC, irá desencadear infeções de míldio da videira. MACIEIRA, Pedrado: Já foram observadas manchas de pedrado nalguns pomares da região. PESSEGUEIRO, Lepra do pessegueiro: Aconselhamos a proteção da cultura uma vez que as condições continuam favoráveis à doença.
24-04-2018
VINHA, Oídio: Recomenda-se a realização de tratamento para o oídio da videira à medida que a vinha for atingindo a fenologia Folhas livres (...) MACIEIRA, Pedrado da Macieira: Face à previsão de ocorrência de precipitação a partir do próximo fim-de-semana e aparecimento de novas manchas de pedrado.
11-04-2018
MACIEIRA, Pedrado: Recomendamos a proteção imediata do seu pomar, pois a precipitação ocorrida tem condicionado a eficácia e a realização de tratamentos fitossanitários. PESSEGUEIRO, Lepra do pessegueiro: Continue a manter a cultura protegida, enquanto se mantiverem as condições favoráveis ao desenvolvimento da doença. BATATEIRA, Míldio: As condições meteorológicas são favoráveis à instalação e ao desenvolvimento de míldio na batata temporã.
27-03-2018
MACIEIRA, Pedrado da macieira: As variedades mais precoces da macieira estão a aproximar-se do estado fenológico C3-D, fase de grande sensibilidade às infeções de pedrado (...) OLIVEIRA, Olho-de-Pavão: Já foram observadas manchas de Olho-de-Pavão nos olivais mantidos sob observação. CITRINOS, Míldio ou Aguado: Face às condições meteorológicas proteja os citrinos contra o Míldio com um produto à base de cobre.
02-03-2018
MACIEIRA, Formas hibernantes de aranhiço vermelho, cochonilha de S. José e afídeos: Se no ano anterior registou a presença destas pragas no seu pomar, deve realizar, o mais próximo possível do abrolhamento, tratamento com Óleo Parafínico (ex. óleo de Verão) (...) PESSEGUEIRO, Lepra do pessegueiro: Recomendamos a avaliação da fenologia e a realização de tratamento ao abrolhamento com um produto à base de cobre
16-01-2018
MACIEIRA, Cancro Europeu da Macieira: O Cancro Europeu é uma doença provocada pelo fungo Nectria galligena. As infeções mais vulgares dão-se através das cicatrizes deixadas pelas folhas, mas também podem ocorrer através de outras feridas (...) OLIVEIRA, Olho-de-Pavão, Cercosporiose e Gafa: Ataques severos destas doenças provocam desfoliações intensas e o enfraquecimento da árvore (...)
18-10-2017
OLIVEIRA, Gafa: O nível de inóculo existente no olival, as chuvas ocorridas e as temperaturas registadas, irão desencadear o aparecimento da doença. Aconselhamos a realização de tratamento com um produto à base de cobre (...) CITRINOS, Mosca da Fruta: Devido ao elevado número de capturas de mosca-da-fruta contabilizadas nas armadilhas de monitorização instaladas nos POBs, recomendamos a proteção da cultura. (...)
05-09-2017
OLIVEIRA, Mosca da Azeitona: As condições meteorológicas verificadas nos últimos dias favoreceram o desenvolvimento da mosca-daazeitona. Nos olivais mantidos sob observação registámos um acréscimo de adultos (...) MACIEIRA, Mosca-da-Fruta: Continuamos a verificar um elevado número de capturas nas armadilhas instaladas nos nossos Postos de Observação Biológica e um forte ataque nos frutos maduros.
10-08-2017
MACIEIRA, Bichado-da-fruta: Foram observadas perfurações recentes de bichado-da-fruta. Embora o voo dos adultos se encontre baixo, recomendamos a realização da estimativa do risco nas variedades mais tardias (...) Mosca-da-Fruta: Já foram intercetados adultos de mosca-da-fruta nas armadilhas instaladas nos nossos postos de observação (...) PESSEGUEIRO, Mosca-da-fruta: Face ao elevado ataque verificado, recomendamos a proteção