Datas: de Estação Agrária/Avisos:
Texto:
18-10-2017
OLIVEIRA, Gafa: O nível de inóculo existente no olival, as chuvas ocorridas e as temperaturas registadas, irão desencadear o aparecimento da doença. Aconselhamos a realização de tratamento com um produto à base de cobre (...) CITRINOS, Mosca da Fruta: Devido ao elevado número de capturas de mosca-da-fruta contabilizadas nas armadilhas de monitorização instaladas nos POBs, recomendamos a proteção da cultura. (...)
05-09-2017
OLIVEIRA, Mosca da Azeitona: As condições meteorológicas verificadas nos últimos dias favoreceram o desenvolvimento da mosca-daazeitona. Nos olivais mantidos sob observação registámos um acréscimo de adultos (...) MACIEIRA, Mosca-da-Fruta: Continuamos a verificar um elevado número de capturas nas armadilhas instaladas nos nossos Postos de Observação Biológica e um forte ataque nos frutos maduros.
10-08-2017
MACIEIRA, Bichado-da-fruta: Foram observadas perfurações recentes de bichado-da-fruta. Embora o voo dos adultos se encontre baixo, recomendamos a realização da estimativa do risco nas variedades mais tardias (...) Mosca-da-Fruta: Já foram intercetados adultos de mosca-da-fruta nas armadilhas instaladas nos nossos postos de observação (...) PESSEGUEIRO, Mosca-da-fruta: Face ao elevado ataque verificado, recomendamos a proteção
14-07-2017
BATATEIRA, Traça-da-batata: Recomendamos as seguintes medidas culturais que permitem reduzir o ataque de traça-da-batata: mantenha a terra húmida e as batatas cobertas, ajustando regas e amontoas (...) MACIEIRA, Pedrado da macieira: Nos pomares onde existam manchas de pedrado, continuamos a verificar o aparecimento de infeções secundárias.
26-06-2017
VINHA, Míldio: Embora poucas, têm sido observadas manchas desta doença com esporulação ativa. Face ao risco de precipitação para os próximos dias, recomendamos a renovação do tratamento (...) MACIEIRA, Pedrado: O Instituto do Mar e da Atmosfera prevê tempo instável para os próximos dias. Para evitar infeções secundárias aconselhamos apenas tratar os pomares com manchas de pedrado nos frutos e folhas. (...)
06-06-2017
VINHA, Míldio: A pressão da doença é baixa, tendo sido reportadas poucas manchas de míldio. Os aguaceiros que se têm feito sentir pontualmente, poderão facilitar o desenvolvimento da doença (...) Podridão Negra: Têm sido encontradas manchas recentes de podridão negra, apenas em folhas. Encontrando-se a vinha no início da fase fenológica de bago-de-ervilha (...) MACIEIRA, Bichado-da-Fruta: Já foram observados frutos bichados. Mantenha o seu pomar sob observação
18-05-2017
VINHA, As chuvas da passada semana, dada a sua intensidade (Registo superior a 60 litros/m2, nalgumas das nossas estações meteorológicas), poderão ter diminuído a eficácia dos produtos aplicados ao lavar a sua componente de contacto. Míldio: Caso não tenha efetuado o tratamento de acordo com a última circular ou se a sua vinha esteve algum tempo sem proteção, durante as últimas chuvas, poderão surgir manchas de míldio. (...)
08-05-2017
VINHA, Míldio: O IPMA prevê precipitação a partir de dia 9. As chuvas previstas irão encontrar o produto aplicado no final da sua persistência. Renove o tratamento para míldio, recorrendo a um produto com ação sistémica (...) Podridão negra (Black Rot): Já foram observadas manchas de podridão negra. Dada a aproximação da floração, fase de grande sensibilidade a esta doença e a possibilidade de a chuva prevista poder originar infecções.
26-04-2017
VINHA, Míldio: O IPMA prevê um período de chuva de 29 de abril a 1 de maio. A precipitação prevista poderá dar origem a manchas primárias de míldio, que atendendo ao forte desenvolvimento da vinha, poderão atingir o cacho (...) Nota sobre erinose: As elevadas temperaturas que se têm sentido favoreceram o desenvolvimento desta praga que provoca ampolas na parte superior das folhas e um enfeltrado branco na parte inferior.
18-04-2017
VINHA, Oídio: Na maior parte da região, a vinha encontra-se na fase de cachos visíveis, período de grande sensibilidade ao oídio. O desenvolvimento desta doença é favorecido pelas condições de temperatura e humidade noturnas, que se fazem sentir. (...) MACIEIRA, Pedrado: Já foram observadas manchas de pedrado em alguns pomares da região. A chuva prevista irá desencadear infeções graves